Nos últimos tempos, um dos assuntos mais abordados nos meios de comunicação é sobre as Mudanças Climáticas.
De acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) 2023 foi o ano com as maiores médias de temperatura da história do planeta, este é um reflexo direto dos impactos relacionados às mudanças climáticas no mundo.
Diante disso, várias instituições, órgãos, associações, governos têm realizado parcerias, acordos, decretos… para cada vez mais integrar práticas sustentáveis nos ambientes corporativos para uma atuação mais conjunta de toda sociedade.
Em fevereiro de 2024 a International Accreditation Forum – IAF através da ISO International Organization for Standardization divulgou um adendo com as novas diretrizes para o combate às mudanças climáticas, que foi incorporada ao item 4, sendo elas:
- 4.1 Entender a organização e seu contexto, onde a seguinte frase foi adicionada:
“A organização deve determinar se a mudança climática é uma questão relevante”.
- 4.2 Entender as necessidades e expectativas das partes interessadas, onde a seguinte frase foi adicionada:
“NOTA: As partes interessadas relevantes podem ter requisitos relacionados à mudança climática”.
Logo, toda análise dos riscos ambientais vinculados às mudanças climáticos extremas deve ser uma pauta essencial a ser considerada no ciclo do PDCA do sistema de gestão.
O Ecoparque-PE é uma empresa certificada pela ISO 14001 e pautas como estas já são atuantes no negócio, afirmando nosso comprometimento ambiental a fim de deixar um legado para as próximas gerações.